top of page

V SEMINÁRIO GRUPO DE PESQUISA

EIXO 6 (Políticas de educação superior e produção do conhecimento: novos modos de regulação e tendências em construção) Rede Universitas/BR

O seminário pretende reunir pesquisadores e estudantes de pós-graduação e iniciação científica, de diferentes instituições de ensino superior do país, interessados no estudo acerca da produção do conhecimento no Brasil e no mundo, considerando os novos modos de regulação e tendências em construção. A pesquisa que integra o grupo busca identificar e analisar os novos modos de regulação e as tendências em construção no campo universitário brasileiro, nas políticas de educação superior e na produção do conhecimento. Serão realizadas mesas redondas, painéis de pesquisa e apresentação de comunicações orais.

Rede Universitas

A Rede Universitas/Br caracteriza-se como uma rede acadêmica que conta com pesquisadores de Universidades e de diferentes Instituições de Ensino Supeiror (IES) de todas as regiões do país, visando à pesquia e à interlocução entre pares que têm  em comum a área do conhecimento “Políticas de Educação Superior”. A Rede congrega pesquisadores do Grupo de Trabalho (GT 11) – Polítiva de Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e de várias IES do país.

A Rede nasceu e se estruturou desde o início dos anos 1990 a partir de projetos acadêmicos de pesquisa integrados, o que tem resultado em seminários, publicações coletivas, formação de grupos, núcleos e diretórios de pesquisa, constituição de linhas de pesquisa em programas de pós-graduação e formação de estudantes no âmbito da iniciação científica e dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado diretamente ligados aos pesquisadores da Rede.

Trata-se de uma Rede aberta e não estabelecida como pessoa jurídica. A entrada de pesquisadores e estudantes na Rede vem se dando e deve continuar a ocorrer via projetos de pesquisa integrados ou articulados. Assim, tal indicação cabe aos coordenadores dos projetos de pesquisa e pesquisadores da Rede.

Cada projeto integrado ou articulado deve garantir sua autonomia e, ao mesmo tempo, sua fidelidade aos princípios históricos e críticos que norteiam a Rede. Deve, pois, exceder a agenda governamental na definição, tratamento e análise dos objetos de estudo. A base empírica e o referencial teórico devem, assim, ir além da pauta oficial, buscando estabelecer um aprofundamento crítico e epistemológico em cada temática/objeto de conhecimento.

Fonte: www.redeuniversitas.com.br

Apoio
bottom of page